Tutu de Cabeça Carreira - Pomar Ecológico Max

Impressiona e cativa a forma como o Sr. Maximiano Raul Martins Furtado, mas conhecido por Tutu, fala do seu projecto - Pomar Ecológico – Max.

“…desde a infância o meu pai era produtor e exportador de produtos agrícolas, isto falando dos anos 60 até meados de 1971.”

Sr. Tutu emigrou muito cedo para Portugal, onde trabalhou nos Caminhos de Ferro de Portugal, passando por sindicalista (Comissão de Trabalhadores de Caminhos de Ferro de Portugal), fez parte da Associação Cabo-verdiana de Lisboa, teve uma serie de restaurantes e esplanadas, discos, etc…


Terminada a sua façanha pelas terras lusas, regressou à sua pátria natal, e já com os pais velhos, onde acabariam por falecer tempos depois, ele herdou as propriedades, que já estavam, praticamente abandonados e decidiu criar a empresa Pomar Ecológico – Max, com a finalidade de produzir produtos biológicos, vocacionados para as donas de casa, hotéis, hospitais, supermercados, etc, e criar novos hábitos na dieta alimentar com essas variedades vem ajudar a combater as doenças, tendo em conta as hortícolas como brócolos, couve-flor, alho francês, couves chineses, ervilhas, vagem, nabo, beterraba, salsa, conter, alface mineto quiabo, couve galego, beringela, espinafre, tomate melhorado, cenouras, couves Bruxelas, couve rochas, cebolinha verde, pepino, aboborinhas, etc.

Com a inexistência de cooperativas e/ou entrepostos comerciais a funcionar, esta empresa tem a intenção: 1 - Servir de incubadora de produtos dos outros agricultores; 2- produzir produtos alternativos à esses mesmos produtores, completando com isso o lote da sua cadeia de produções. Para além disso, a ideia é não sufocar o mercado. .
Basicamente conhece a acaisa desde meados de 98, onde vem fortificando as relações, com participação em várias feiras, que foram muito proveitosas, sobretudo para estabelecer uma serie de contactos com potenciais fornecedores e clientes..
FONTE: ACAISA (texto: Luís Barreto, foto: Tutu - OUT2012)